Como está sua Inteligência Emocional?
- Ana Guedes
- 25 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
Sabemos que lidar com as emoções pode ser um desafio grande, sobretudo no ambiente de trabalho.
Aquela frase "contrata-se pelas qualificações, demite-se pelo comportamento" é cada vez mais praticada pois o relacionamento é uma das habilidades fundamentais que todo profissional deve ter.
E é no dia a dia que as pequenas ações vão se revelando e acumulando: uma alteração de voz aqui, uma postura rígida ou ameaçadora ali, uma cara feia acolá... quem nunca revirou os olhos ao receber uma ordem "atravessada" que não podia rebater, ou ao ouvir um colega "puxar o saco" do chefe e ser retribuído?
As insatisfações do cotidiano, das pequenas as grandes, vão se somando ao estresse da vida no todo: casa, relacionamento, trabalho, saúde, pandemia... quando vê, já está reagindo e parece não conseguir mais controlar - e talvez nem queira.
Inteligência Emocional foi um termo criado por Daniel Goleman* e se refere a forma com que lidamos com nossas emoções. Quanto mais somos capazes de lidar com elas, mais temos sucesso em qualquer situação - e isso interfere diretamente na Carreira.
Existem muitas, mas muitas pessoas com excelentes qualificações técnicas e experiência mas que não consegue crescer profissionalmente porque não sabe (ou não quer) se relacionar. Já tive muitos clientes que não conseguiam dar um passo para a gerência (ou se manter nela) por não conseguir ser político (existem muitas crenças sobre isso) e desenvolver essa competência é fundamental para o cargo.
Os comportamentos variam muito, sempre usei o teste Disc que nos dá uma ótima visão de padrão de comportamento e o que precisa ser desenvolvido no momento para tal objetivo, os pontos mais comuns de cada padrão são:
- D: Ser direto, focado demais nos resultados e não nas pessoas, dificuldade em relacionamentos (também chamado de "puxassaquismo" por esse perfil rs), dispensa formalidades por email ou mensagens, toma decisões rápido - demais até, pode se tornar autoritário, até levantar a voz ou dar ordens de forma ríspida, mas nunca é pessoal, sempre focado nos resultados. Como vê as coisas de forma muito prática e racional, tem dificuldade em se relacionar com perfis diferentes do dele. A IE ajuda a ser menos impulsivo, entender mais as pessoas e lidar de forma mais sutil com as pessoas. Quando consegue desenvolver habilidades de relacionamento, é o perfil que mais tem sucesso.
- I: Comunicativo e sempre rodeado de pessoas, não consegue trabalhar sozinho ou sentado em frente ao computador, fechado em um escritório. Criativo, preza demais pela liberdade - de pensamento, comportamento e também no trabalho. Foge das tarefas repetitivas e processos burocráticos, pode ser impulsivo e passional, o que acaba atrapalhando sua Carreira. Hábil em negociações, apresentações e consegue se relacionar com todos, de qualquer perfil. Se souber usar esse "poder" pode ir longe!
- S: Conservador, reservado, sempre age com cautela e faz de tudo para não atrapalhar ou prejudicar as pessoas. Inclusive se sacrificar para ajudá-las. O lado humano pode ser tão forte que se recusa a trabalhar com pessoas autoritárias, manipuladoras ou críticas demais, o que a impede de crescer profissionalmente. Se sobrecarrega para ajudar mas nem sempre é retribuído. É o perfil mais difícil de conseguir chegar a cargos de gestão.
- C: Detalhista, valoriza demasiadamente a qualidade e os altos padrões - às vezes, inatingíveis. Segue regras e não consegue aceitar quem as quebre, entra em conflitos e tem dificuldade de relacionamento. É tão focado no processo que pode deixar a desejar nos resultados. Sua autocrítica é tão grande que não consegue crescer na Carreira, por temer assumir cargos e responsabilidades grandes. Nunca se sente preparado o suficiente apesar de estudar, pesquisar e saber muito sobre tudo.
Cada um desses perfis tem seus próprios desafios em lidar com as emoções e mesmo com empenho o processo pode ser moroso.
É importante lembrar que não controlamos as emoções e sim aprendemos a lidar com elas. Quando aprendemos a racionalizar nossas ações e a ressignificar crenças (e valores) é possível mudar o comportamento e lidar melhor com as emoções.
É um processo, não existe fórmula mágica nem treinamento de fim de semana que o faça mudar totalmente, mas é possível entender melhor a si mesmo e agir de forma diferente, o que trará resultados bem melhores no dia a dia.
Conhecer seu perfil, entender melhor como funciona sua mente, aprender a lidar com suas emoções e mudar seus comportamentos negativos é um passo fundamental para ter uma Carreira de sucesso sustentável.
Dar o primeiro passo e reconhecer a necessidade de mudança pode ser doloroso, gerar resistência, procrastinação e muito desconforto mas é assim que caminhamos em todos os processos de evolução.
**********************************************
Para conhecer os programas de Carreira e Emotional Intelligence solicite uma apresentação sem compromisso: aguedes@directivadh.com.br ou (19) 98137-2235

Comments