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Foto do escritorAna Guedes

As atitudes contam mais

Muitas são as duvidas de quem passa por um período de recolocação – da aparência do Currículo à seriedade do processo de seleção – e posso afirmar que as atitudes contam mais do que se imagina.


Existem muitas empresas que ainda contratam apenas pela experiência, pela formação ou por referências, mas o diferencial entre o sucesso e o fracasso de um profissional são as atitudes.


Dos contatos que recebo diariamente, é possível identificar quem tem atitude positiva ou não apenas pelo email: quem se apresenta cordialmente e expõe a situação com clareza, quem além disso já apresenta algum tipo de solução (esses eu considero como verdadeiramente pró ativos), e quem envia um email sem ao menos dar “Bom dia/Boa tarde”. Desses 3 tipos de atitudes, os perfis profissionais são os mais variados, e não tem a ver com formação, área ou nível.


Há muitos anos que a Seleção por Competências avalia os candidatos com o CHA (Comportamento, Habilidades e Atitudes), e essa técnica ajuda a identificar o perfil de cada um e avaliar se está apto para a vaga em questão.


Conhecimento se adquire com estudo e dedicação, habilidade se desenvolve com disciplina e prática, mas as atitudes refletem aquilo que somos de verdade. Vem da educação, cultura e do conjunto de valores que norteia nossa vida, e revelam muito sobre a personalidade: se o sujeito é egoísta ou generoso, cordial ou agressivo, humilde ou arrogante, e por aí vai...


Como a procura de recolocação hoje se baseia na internet, é fundamental prestar atenção em como se posicionar no contato com o Selecionador, pois a primeira impressão é fundamental. Cabe uma observação sobre a comunicação básica pela internet: a comunicação escrita requer o dobro de cuidado do que a falada, pois quem está lendo não sabe o “tom de voz” de quem está escrevendo. Mesmo que não tenha o menor conhecimento sobre linguagem do corporal, sabemos interpretar intuitivamente os gestos das pessoas, além do tom na fala. É possível saber quem está xingando alguém por brincadeira ou ofendendo com elogios, apenas pelo tom usado e pelas expressões faciais e corporais, não é? Porém, ao ler um email, não se vê nada disso, e uma brincadeira pode soar como ofensa, um texto muito direto pode parecer grosseria, e quem escreve demais pode parecer confuso.


Portanto, redobre os cuidados ao enviar um email ou fazer um comentário, pois quem está lendo pode interpretá-lo de forma totalmente avessa à sua intenção.


O melhor é ser objetivo e claro, usar palavras fáceis mas mantendo a formalidade, e sempre usar a educação. Cumprimentar, apresentar-se de forma breve, e dizer qual o motivo do contato. Deixe espaço entre as linhas, use uma fonte mais séria, cores escuras, nunca use caixa alta (maiúsculas – é o mesmo que gritar). Se não gosta ou não tem muita habilidade em escrever, peça para alguém próximo ler seu texto/email e dar uma opinião, e sempre use o corretor ortográfico. Demonstre interesse pela vaga, coloque-se à disposição. Ao participar de uma entrevista, agradeça a oportunidade, e se for com Gerente/Diretor, envie um email ou ligue agradecendo a oportunidade no dia seguinte. Se não tiver retorno no prazo combinado, ligue para o Selecionador para saber o resultado, e peça um feedback (apenas se estiver preparado para recebê-lo).


Para saber se seu comportamento é adequado, é necessário se conhecer primeiro, e estar realmente disposto a encarar seus ponto fracos e a transformá-los. Ninguém é perfeito aos olhos dos outros, porque cada ser humano tem uma visão diferente do mundo, então devemos ser e viver de acordo com aquilo em que acreditamos ser bom e verdadeiro para nós, mas muitas vezes agimos contrariando nossas próprias crenças.

Comece se analisando, se conhecendo, quem você é? E quem você quer ser? O que deve mudar ou fazer para se tornar quem deseja ser? A verdade é que todos estão tentando se encontrar, encaixar, pertencer a esse mundo, mas a realidade não permite que siga um único modelo, porque não existe um só caminho, uma só verdade.


Portanto, seja fiel a você mesmo, e tenha consciência que o seu lugar é seu, sempre haverá um trabalho que será ideal para seu perfil, uma pessoa que gosta do seu jeito, alguém que irá se apaixonar pelas suas características. Mas claro que ser positivo, educado, prestativo e ter conhecimento ajuda em tudo na vida.O momento de se transformar é agora, é todo dia, vivemos uma mudança constante. Os conflitos que vivemos são resultado de incoerência entre o que somos e o que fazemos. O “certo” é fazer aquilo em que acredita, e a felicidade não é um resultado ou um objetivo final, é a satisfação no processo, no “durante”.


Então comece a se atentar ao seu comportamento, em como fala, como pensa e como age. Porque falar é fácil, pensar e planejar não muda nada concretamente, mas as atitudes, essas sim traduzem aquilo que somos, e mesmo sabendo que cada um verá um jeito diferente, as ações positivas sempre serão bem vistas. Porque sim, as atitudes contam muito mais.Pronto para excluir esse post e adicionar o seu próprio? Você pode fazer isso no Painel de Controle do seu blog ou quando fizer login no seu site online.


Ana Guedes





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