top of page
Foto do escritorAna Guedes

Pressão não é gestão

Gritar com funcionários e colegas de trabalho não é normal.

Não existe motivo que justifique tamanha agressividade, e o mesmo serve para ofensas, humilhação e assédio, como "dar bronca" na frente de clientes e colegas, ameaçar demitir a pessoa por qualquer motivo, ou criticar continuamente a pessoa até que ela comece a duvidar de si própria.

E isso é comum demais porque a pessoa que assedia dessa forma simplesmente acha esse comportamento NORMAL.

Sim, eu nunca vi um gestor desses dizer que grita, ele diz que "levanta um pouco a voz" quando fica nervoso, mas a culpa é do funcionário que fez algo errado, claro.

As ameaças são chamadas de "pressão" e quando alguém reclama ele diz que a pessoa é fraca ou não tem "resiliência", e a culpa é do funcionário, claro.

O problema é que essas pessoas conseguem atingir resultados e por isso acreditam que a forma de fazê-lo é justificada, e é reforçada pela cultura da empresa - ou seja, os diretores e presidente.

Nenhum funcionário tem esse tipo de comportamento livremente em uma empresa se a alta gestão não permitir, e isso é muito comum em empresas que olham somente para o lucro, pois se importam somente com os resultados e não em COMO eles são atingidos.

Do lado humano é inaceitável que alguém seja tratado dessa forma, e as consequências emocionais e psicológicas a médio e longo prazo podem ser muito graves.

Então se você está passando por isso saiba que não é normal, que não é culpa sua e que não é só uma questão cultural e sim um problema de comportamento e caráter de quem pratica e permite que aconteça (ou finge não ver para não atrapalhar os resultados).

Busque um novo emprego urgentemente pois isso não vai mudar.

O mais curioso é que a alta gestão é tão limitada em olhar $ final que não faz as contas de turnover, novas contratações, absenteísmo e afastamentos médicos, baixa produtividade e processos trabalhistas.

É um processo complexo mudar empresas com esse cenário mas além de ser o justo com as pessoas que trabalham nelas, é também o mais inteligente pois a humanização dos negócios é cada vez mais forte e necessária para se sustentar no mercado.

Assim como esses profissionais são obrigados a trabalhar em empresas como essas, porque não conseguem se manter em um ambiente mais equilibrado e respeitoso, as empresas também vão perdendo todos os bons funcionários e ficando "queimada" no mercado onde ninguém (com um bom perfil comportamental) quer trabalhar.

Todo mundo perde nessa situação.

Portanto, ter uma cultura humanizada é fundamental, assim como desenvolver os líderes e gestores da empresa.

Não é simples, mas é possível e cada vez mais necessário, para todos.

A quem passou por situações de assédio moral, siga em frente e acredite que o problema não é você. Busque suporte e acredite que no lugar certo você vai ser ainda melhor que antes.





17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page