Antes de questionar sua capacidade, competências e habilidades, de achar que precisa mudar radicalmente de carreira ou de que escolheu a profissão errada, avalie a empresa onde está.
As empresas sempre tiveram culturas diferentes mas a visão sobre o trabalho era muito semelhante para a grande maioria, basicamente: estudar, conseguir um emprego, ser um bom funcionário (chegar no horário, não faltar, não brigar) e ficar no mesmo lugar o maior tempo possível.
O mercado está mudando já faz tempo e as exigências que se têm hoje são, na verdade, as características necessárias para se adaptar e desempenhar bem uma função.
E para cada cultura, um perfil (competências e comportamento) se adapta melhor ou não.
Existem empresas que têm mais foco no resultado e não se importam com os relacionamentos ou humanidades, e outras que sim; tem empresas que se importam mais com o relacionamento interpessoal e se preocupam em incluir e disseminar o respeito e igualdade; outras se preocupam mais com a qualidade, processos e entregas, e são super burocráticas, hierárquicas... têm empresa criando uma nova realidade de trabalho - o tal mercado do futuro - e têm empresas presas no passado, ultrapassadas e fadadas ao fim.
Isso porque empresas são pessoas, e a cultura reflete os valores (pensamentos e comportamentos) do presidente, diretores e gerentes.
Estar em uma empresa com valores diferentes dos seus gera muitos conflitos internos, que vão de uma insatisfação moderada ao adoecimento do profissional.
E muitas vezes as pessoas não se dão conta disso, acham que trabalho é tudo igual, que está difícil para todo mundo, que chefe é sempre difícil... e vai levando, até não aguentar mais.
Tem profissionais que dão tudo de si e não são reconhecidos, acabam sendo demitidos e carregam um sentimento de injustiça que pode atrapalhar toda sua carreira.
Outros se sentem tão pressionados e sem alternativas que acabam adoecendo, física e emocionalmente.
Mesmo aquele sentimento de não se sentir útil ou reconhecido, com o tempo pode impactar a autoestima e a carreira.
Por isso é fundamental conhecer seu perfil, seus valores e saber em que tipo de empresa você se adapta melhor: quem ter perfil de startup pode não se dar bem em uma empresa burocrática demais, e vice-versa.
Quando você está em um ambiente favorável consegue produzir e entregar muito mais, consegue se desenvolver e se mantém motivado com muito mais facilidade.
O mercado já mudou e vai continuar mudando. A sua visão sobre trabalho e Carreira precisa acompanhar essas mudanças para poder se encaixar no melhor ambiente possível.
Tem muito profissional bom e cheio de potencial no lugar errado, se questionando e duvidando da própria capacidade, das escolhas e da própria carreira.
Ser protagonista da própria Carreira é justamente ter esse conhecimento sobre si mesmo e sobre seus objetivos, alinhando-os de forma coerente. É o profissional quem deve escolher onde atuar e que rumo a sua carreira deve tomar, não o contrário.
É preciso muita dedicação e emprenho, mas é plenamente possível fazer essa transformação de pensamento e de posicionamento no mercado.
O primeiro passo e se conscientizar dessas mudanças e de que precisa fazer algo.
O segundo é partir para a ação: pesquisar mais sobre mercado, fazer uma auto avaliação e praticar o autoconhecimento.
Depois é preciso entender melhor o mercado e onde se encaixa (tanto na cultura quanto no perfil técnico), fazendo um alinhamento do seu perfil (sobretudo CV e Linkedin) e se conectando a esse nicho de mercado.
Também é fundamental saber o quê precisa desenvolver e se manter em constante aprendizado, não só cursos e certificados, mas também por livros, grupos de debate, canais de vídeo, etc.
Quanto mais seu perfil por alinhado à empresa e a função que exerce, melhor será seu desempenho e resultados, e mais satisfação vai ter na Carreira.
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